EMPREENDEDORISMO E EMPREENDEDOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

O que é empreendedorismo? Você se considera empreendedor (a)? O Empreendedorismo ao mesmo tempo que é desafiador é um gerador de infinitas oportunidades de crescimento pessoal e empresarial. 

Você sabia?  O empreendedorismo é a capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos. Muitas vezes, é denominado como a habilidade em criar e implementar mudanças, inovações e melhorias a um mercado ou negócio. O empreendedorismo trata da criatividade, solução de problemas e visão estratégica.  O empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano da vida das pessoas.

O conceito mais atual de empreendedorismo é aquele que trabalha para transformar seu conhecimento em riqueza. O empreendedorismo foca as pessoas e não as empresas, o comportamento empreendedor é que pode determinar o sucesso da empresa.

Você sabia? O Brasil apresenta grande potencial para o empreendedorismo. São 52 milhões de brasileiros se dedicando ao próprio negócio.

Considera-se um empreendedor um realizador que coloca em prática novas ideias, por meio de criatividade. Ou seja, mudar tudo o que já existe. Já viu aquelas pessoas que conseguem transformar crises em oportunidades e que influenciam os outros com suas ideias? Provavelmente são bons empreendedores.

Aproveitar as oportunidades do mercado e transformar crises em oportunidade não é só uma característica do empreendedor, é também uma característica do brasileiro.

De acordo com o SEBRAE (2020) algumas peculiaridades encontradas nos diversos perfis de empreendedores são:

  • Otimismo: não confunda otimista com sonhador. O otimista sempre espera o melhor e acredita que tudo vai dar certo no final, mas faz de tudo para chegar aos seus objetivos. Isso inclui, claro, mudanças em seu negócio. Já o sonhador não enxerga riscos, e mesmo que seu negócio esteja falindo, continua fazendo a mesma coisa por acreditar cegamente que basta sonhar para realizar.
  • Autoconfiança: acreditar em si mesmo é fundamental para valorizar seus próprios talentos e defender suas opiniões. Assim, esse tipo de empreendedor costuma arriscar mais.
  • Coragem: sem temer fracasso e rejeição, um empreendedor faz tudo o que for necessário para ser bem sucedido. Essa característica não impede que sejam cautelosos e precavidos contra o risco, mas os faz entender a possibilidade de falhar.
  • Persistência e resiliência: motivado, convicto e entusiasmado, um bom empreendedor pode resistir a todos os obstáculos até que as coisas finalmente entrem nos eixos. Ele não desiste facilmente, supera desafios e segue até o fim, sempre perseverante.

Vale ressaltar que quem reúne essas características já está em vantagem quando o assunto é empreendedorismo, mas isso não é suficiente. Para ter sucesso como empreendedor, em alguma atividade é fundamental ter um bom projeto, investir no planejamento e no plano de negócios. E você, como tem se dedicado?

DICAS PARA QUEM QUER EMPREENDER

De acordo com uma entrevista realizada para a Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, Carlos Wizard Martins, lista suas dicas para quem quer empreender.

Você sabia? Carlos Wizard Martins começou do zero e se tornou um dos principais empresários do Brasil. O empreendedor fundou o Grupo Multi Holding, detentor do Mundo Verde líder da América Latina no segmento de produtos Naturais, Orgânicos e Bem-Estar, do serviço de pagamento online Akatus e do Vale Presente. 

Vamos então, conhecer as principais dicas de Wizard para quem quer empreender:

  • Definição de atividade: em qual segmento você quer atuar, tem afinidade ou entende um pouco sobre o mercado? A primeira dica do empresário é analisar as necessidades do consumidor e entender o que pode ser uma boa oportunidade. Evite investir em um tipo de negócio só porque está na moda, a tendência pode acabar e você terá que arcar com os custos do investimento. 
  • Diferenciação: ofereça uma diferenciação. O cliente precisa ter uma motivação para escolher o seu negócio e não o do concorrente. “Quando comecei a dar aulas, foquei na necessidade do aluno aprender a falar o inglês rapidamente. Foi por isso que lancei a chamada “Fale Inglês em 24 Horas”. Essa chamada simples, mas poderosa, foi o diferencial necessário para atrair milhares de alunos”, conta o empreendedor.
  • Escalar:  depois de definir a atividade empresarial do negócio, identifique quais ações podem ser tomadas para atender o mercado em larga escala. Quanto maior o potencial de escalabilidade da empresa, maiores serão suas chances de crescer, receber investimento etc.
  • Converse com especialistas: esteja por dentro dos eventos e atividades do seu segmento. Participe de feiras, workshops, palestras, busque os especialistas do setor e converse com eles. Ter a visão de outros profissionais vai te ajudar em diferentes aspectos, principalmente daqueles que estão há mais tempo no mercado. 

Se você identificou que possui perfil empreendedor e deseja empreender, podemos te auxiliar! E se você já está no caminho do empreendedorismo e está empreendendo, que tal analisar como você indo?

Lembre-se essa análise pode ser feita junto com uma CONTABILIDADE CONSULTIVA, onde você EMPREENDEDOR pode esclarecer suas dúvidas e agregar VALOR para a sua EMPRESA e para o seu perfil EMPREENDEDOR.  

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